CHOCOLATE VILÃO OU MOCINHO?

Será mesmo que o chocolate precisa ser cortado da sua dieta?Ele faz tanto mal assim que não posso comer nenhuma barrinha se não quiser sair da dieta?

Continue lendo este artigo e descubra em quais situações o chocolate é vilão ou mocinho!

Mas então eu pergunto, chocolate vilão ou mocinho?

O cacau é um excelente alimento funcional, riquíssimo em antioxidantes que melhoram o sistema imunológico, previnem o câncer, doenças do coração e retardam o envelhecimento precoce.

Também possui minerais como o magnésio, que além de diminuir a formação de coágulos sanguíneos, reduzindo as chances de ataques cardíacos e AVC, ainda proporciona força ao coração para bombear sangue por todo o corpo.

O chocolate também é fonte de triptofano que é um aminoácido pré – cursor de serotonina melhorando assim o humor, o sono, aliviando os sintomas da depressão, ansiedade e promovendo uma sensação de bem-estar.

É uma ótima fonte de energia, pois, promove o estado de alerta sem te deixar ansioso, portanto antes de realizar uma prova ou uma atividade onde seja necessário ter energia e disposição não se esqueça de comer um chocolate.

Por ser fonte de vitaminas B1, B2, B3, C e A, é muito utilizado pela indústria da beleza e estética na preparação de máscaras faciais e corporais, pois, promove hidratação e oxigenação da pele. Por possuir um ácido em sua polpa torna-se um grande aliado no processo de esfoliação da pele para eliminar células mortas e suavizar linhas finas.

mascara chocolate

Tipos de chocolate: vilão ou mocinho?

chocolate_vilao_mocinho

Chocolate Amargo | Mocinho 🙂

É claro que temos uma ótima opção que além de delicioso pode até cooperar para uma alimentação saudável. Os chocolates amargos, aqueles com percentual de cacau acima de 70%, que além de todos os benefícios citados acima, por conter muito pouco açúcar, possui baixo índice glicêmico, isso significa que a velocidade com que ele se transforma em açúcar no seu sangue é lenta, não causando assim picos de glicemia (açúcar) e consequentemente de insulina, que por sua vez não permite a queima de gordura e não deixa você emagrecer.

Chocolate ao Leite | Vilão 🙁

O chocolate ao leite por sua vez é um produto preparado com a pasta de cacau, açúcar, leite, leite em pó evaporado ou leite condensado, ou seja, por possuir muito açúcar e gordura não promove os mesmos benefícios que o amargo, porque aumenta a quantidade de açúcar no sangue, aumentando a insulina que quando baixa dá uma fome louca e ainda por cima não te deixa perder peso, possui gordura ruim muitas vezes hidrogenada, que faz mal para o coração.

Chocolate Branco | Super Vilão 🙁

O chocolate branco é produzido apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite, ou seja, o cacau que é bom passa longe, por isso não possui nenhum benefício do chocolate amargo. Sem contar que é uma bomba calórica cheia de gordura e açúcar.

Como consegui me acostumar com o Chocolate 70% Cacau?

Nem sempre fui assim, há alguns anos o único chocolate que eu comia era ao leite, mas decidi cuidar melhor da minha saúde e resolvi fazer a transição gradualmente.

Comecei comendo chocolate 40% cacau, depois de um tempo passei para o de 50% cacau, aumentou para 60% e hoje consumo normalmente o de 70%.

Paladar é treino e com o tempo nos adaptamos com os gostos mais amargos e nos tornamos menos receptivos aos doces.

Melhor escolha para se deliciar e cuidar da saúde

Portanto, queridos leitores se você é chocólatra como eu, nessa páscoa a melhor pedida é um chocolate amargo com recheio de castanhas, nozes, damasco, tâmaras, cranberry e côco.

Temos também a opção de um delicioso ovo de páscoa de biomassa sabor prestígio que você mesmo pode fazer em casa, vou deixar uma receita aqui para você baixar e depois deixa aqui seu comentário se gostou…

Confere aqui a receita completa do Ovo de Páscoa de Biomassa Sabor Prestígio <<

Ovo Páscoa Fit

 

Aproveitem mas lembrando que é sem exagero!!!

Beijos e até a próxima…

 

Comentários

X
X
5b517e9512845