CONHEÇA OS ÓLEOS VEGETAIS QUE NÃO SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE

Olá pessoal! Provavelmente vocês devem conhecer uma grande variedade de óleos, e muitas vezes estes ingredientes são indispensáveis na preparação de alguns alimentos e também são essenciais a saúde, mas na hora de escolher o melhor para sua alimentação surgem muitas dúvidas. É por isso que vamos falar um pouco sobre algumas dessas variedades. Os óleos são substâncias que não podem se diluir na água, e podem ser de origem variada. Existe óleo, por exemplo, de soja, de coco, de milho, de girassol, azeite de oliva, de linhaça, canola, entre outros.

O óleo de soja é atualmente o mais utilizado apesar de ser alvo de críticas negativas, mas se utilizado com moderação pode fornecer ômegas 6 e 9, e também alguma quantidade de ômega 3, que são benéficos a saúde do cérebro, contribuem com a diminuição do colesterol ruim (LDL) e o aumento do bom colesterol (HDL), ele é mais indicado para usar em preparações que sofrem calor, pois ele suporta altas temperaturas, assim como o óleo de canola, que também possui ômega 3 em sua composição. Mas é indicado evitar frituras com qualquer tipo de óleo.

O azeite de oliva é um tipo de óleo muito rico para a alimentação, é muito saboroso, e possui fitoesterois, responsável por diminuir os níveis de colesterol ruim, mas não é adequado para se utilizar sob altas temperaturas, pois perde suas propriedades benéficas, sendo mais adequado em preparações frias.

O óleo de coco e alvo de modismo atualmente, e de fato é uma gordura boa rica em muitos benefícios e pode ser utilizado em diversas receitas, principalmente por possuir um sabor caraterístico, ele pode ser utilizado em receitas adocicadas, por exemplo, mas também deve ser consumido com moderação, como todos os outros tipos.

O óleo de girassol também aguenta altas temperaturas e pode ser utilizado em praticamente todas as preparações do dia a dia, mas seu custo é mais alto se comparado com os outros tipos de óleos. Já o óleo de milho é mais indicado para preparações doces como bolos e outras receitas que incluem este ingrediente em sua massa. É indicado utilizá-lo para aquecimento também, porém a maioria dos óleos de milho no Brasil são transgênicos, e não se conhece o efeito destes alimentos geneticamente modificados a longo prazo.

O óleo de linhaça também é naturalmente rico em ômega 3 e vitaminas, mas é pouco utilizado na culinária brasileira, porém pode ser utilizado como tempero de patês, cottage e ricota, por exemplo.

Hoje você aprendeu sobre os tipos de óleo, agora você já possui conhecimento para escolher qual o melhor para utilizar em sua casa. Qual será sua escolha?

 

Por : Carmela Domine – Nutricionista CRN3 44283/P

 

Fonte: Gorduras, margarinas e óleos vegetais. Insumos: Aditivos e ingredientes. São Paulo, v. 106 p. 32-40. Mar.2014. Disponível em: <http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/655.pdf> Acesso em: 11 mai. 2015.

 

 

  1. Sonia disse:

    Muito bom estar na Breack.
    O esforço é grande para continuar.Mas estou confiante.
    Muito bom as receitas.as orientaçoe.
    PARABÉNS

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