Conheça os tipos de sal que contribuem com o emagrecimento!

Você sabia que o sal é um composto de sódio e cloro e é principalmente usado para realçar o sabor dos alimentos? Sabe-se que não é indicado retirar o sal totalmente de sua alimentação, pois ele possui minerais necessários ao nosso organismo, e, além disso, este alimento é enriquecido com iodo, que também é importante para a saúde, mas deve ser consumido com moderação. Existem diversos tipos de sal, então vamos conhecer alguns deles? Vamos falar do sal light, sal marinho, sal refinado, sal grosso, flor de sal, sal rosa do Himalaia e Peru Recommended Reading.

O sal light é assim chamado por conter diminuição no teor de sódio, quando comparado aos outros tipos de sal. Porém ele possui um valor aumentado de potássio que não pode ser consumido por pessoas com doenças renais, e, além disso, possui um sabor levemente amargo.

Já o sal refinado é o que a maioria das pessoas utiliza, mas por passar por processo de refinamento, acaba perdendo minerais e nutrientes que nosso organismo poderia ter aproveitado. O sal grosso possui características nutricionais muito semelhantes ao sal refinado, pois ele passa por este processo e depois é recristalizado para que fique da forma que é comercializado.

A flor de sal é um sal sofisticado, utilizado muito na gastronomia, conhecido por possuir um sabor exótico e deixar o alimento mais crocante. É retirado das camadas superficiais das salinas e por isso possui um custo muito alto comparado ao refinado. Contém muitos nutrientes como magnésio, iodo e potássio em doses equilibradas.

O Sal rosa do Himalaia ou Peru são sais pouco conhecidos, são muito ricos em nutrientes e tem pouco sódio, portanto, por não fazer parte de nossa cultura e não ser proveniente de nossa região, seu custo-benefício é alto.

Já o sal marinho não passa pelo processo de refinamento, garantindo em sua composição nutrientes como flúor, cálcio, magnésio e iodo natural e é menos salgado que o original. Além disso, seu custo-benefício é bom, pois o custo não é tão diferente do refinado e fornece nutrientes que o refinado não tem.

É importante lembrar que o sal é um tipo de conservante e por isso é encontrado em alta quantidade nos alimentos industrializados, por isso evite-os. Use o sal com moderação nas refeições preparadas em casa, e assim com certeza evitará doenças como, por exemplo, a hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta.

Agora você sabe um pouco sobre os tipos de sal, qual você vai querer aderir à cozinha da sua casa e nas suas receitas? Bom apetite!

 

Por : Carmela Domine – Nutricionista CRN3 44283/P

Fonte: CHEMELLO, Emiliano. A Química na Cozinha apresenta: O Sal. Revista Eletrônica ZOOM da Editora Cia da Escola – São Paulo, Ano 6, nº 3, 2005. [versão para impressão] Original disponível on-line em:www.ciadaescola.com.br/zoom/materia.asp?materia=277. Acesso em: 11 mai. 2015.

 

 

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