MITOS E VERDADES SOBRE AS DIETAS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Você já ouvir falar das dietas sem glúten ou lactose? Mitos e verdades sobre as dietas sem glúten e sem lactose, atualmente essas dietas têm sido amplamente abordadas na mídia, e foram associadas inclusive ao emagrecimento. Mas será que excluir alimentos que contém glúten e lactose realmente trazem benefícios a saúde?

Antes de tudo, vamos entender o que são essas substâncias. O glúten é um tipo de proteína encontrada principalmente em cereais e derivados como trigo, centeio e cevada, por exemplo, porém outros alimentos processados em mesmos equipamentos nas indústrias também podem conter vestígios de glúten.

Mas se o glúten é uma proteína, porque afinal faz mal a saúde? Existem algumas pessoas que possuem alergia a este componente, é a chamada doença celíaca, que causa nessas pessoas uma alteração no tecido que reveste o intestino, causando deficiências de nutrientes graves e até mesmo a desnutrição. Essas pessoas não podem consumir o glúten de maneira alguma, e é por isso que é obrigado pela lei que este componente seja declarado nas embalagens dos alimentos, evitando que essas pessoas consumam acidentalmente esta proteína. Então se você não é portador da doença celíaca, o glúten não fará mal algum ao seu organismo e tampouco existem evidências científicas de que a exclusão deste ingrediente ajude no processo de emagrecimento.

Mas e a lactose? É correto deixar de consumir alimentos como leite e derivados? Ao contrario do glúten que é uma proteína, a lactose se trata de um carboidrato, é como se fosse o “açúcar” do leite, e quando este carboidrato chega ao nosso intestino ele é digerido por uma substância chamada lactase para que ele seja finalmente absorvido pelas nossas células. O grande problema é que algumas pessoas não têm nada ou têm muito pouca lactase no intestino, então não são capazes de digerir a lactose, podendo causar muito desconforto intestinal, como gases, diarreia e muitas cólicas intestinais. Essas pessoas não podem ingerir lactose. Como se pode observar a exclusão da lactose também não está associada ao emagrecimento.

Mas então porque muitas pessoas retiram esses alimentos da mesa com esse objetivo? O emagrecimento é um processo demorado e exige muita paciência, motivação e persistência. Muitas pessoas tem dificuldade para enfrentar tantos obstáculos e preferem se apegar a uma ideia de alimento ou “dieta milagrosa” capaz de emagrecer sem esforço. Porém o emagrecimento saudável sempre deverá ser acompanhado de um profissional capacitado, e a alimentação inadequada deve ser educada, pois se o indivíduo não aprender a se alimentar de forma equilibrada, os resultados anteriores tendem a se repetir, caracterizando o famoso “efeito sanfona”.

Por : Carmela Domine – Nutricionista CRN3 44283/P

LOBO, F. MOREIRA, I. Sem glúten e sem lácteos? Mas e agora doutor, o que vou comer?.Brasília, 2014. Disponível em < http://www.medicinabiomolecular.com.br/biblioteca/pdfs/Biomolecular/mb-0487.pdf> Acesso em: 11 mai. 2015.

 

 

Comentários

X
X
5ba80ab501c09