SUCOS E REFRIGERANTES: O OUTRO LADO DA MOEDA!

Oi pessoal, contem para nós, como vocês matam a sede? Sucos e refrigerantes: O outro lado da moeda! Hoje em dia está disponível no mercado uma grande variedade de bebidas para consumo imediato, e é muito comum surgir dúvida em relação a qual escolher para manter uma alimentação equilibrada. Tipos de bebidas muito consumidas são o refrigerante, o “suco” feito a partir de pó, “suco” de caixinha, suco de polpa de fruta, suco integral e o suco natural.

Os malefícios dos refrigerantes são popularmente conhecidos. É fato que esta bebida é rica em açúcar. Em uma latinha desta bebida tem em média 12 colheres de sopa de açúcar. Mas este não é o único malefício, essas bebidas são ricas em aditivos, que são substâncias que fazem mal a saúde, como conservantes e corantes, por exemplo, muito tóxicos ao organismo. Mesmo os refrigerantes diet não são indicados para uma alimentação saudável, pois é reduzido em teores de açúcar, mas em contrapartida têm varias vezes a quantidade de sódio do que a bebida original. Por isso, se você gosta desta bebida, consuma esporadicamente, isto é, com muita moderação.

Algumas pessoas não gostam ou querem evitar o refrigerante pelos motivos citados acima, porém acabam escolhendo bebidas como, por exemplo, o “suco” de caixinha. Por lei, esta bebida não pode ser denominada suco, pois não contém quantidades suficientes de fruta, por isso é chamada pelas indústrias de “néctar”. Apesar de parecerem mais naturais, possuem açúcar tanto quanto os refrigerantes, em uma latinha, contém cerca de 13 colheres de sopa de açúcar, isso mesmo! Além de que são compostas de sabores artificiais, corantes e a fruta que seria interessante, quase não é presente nessas bebidas.

O “suco” preparado a partir de um pó, também não é ideal para participar de uma alimentação saudável. Possui quantidades mínimas de fruta, por exemplo, um “suco de saquinho” no sabor uva, não contém nem mesmo metade da casca de um gomo de uva.

O suco de polpa da fruta é uma opção mais saudável para ser consumida no dia-a-dia, porém ao ser congelado, perde alguns nutrientes da fruta. Mesmo assim, esta opção ainda é mais interessante à saúde do que as outras citadas. Os sucos naturais e integrais representam uma opção mais adequada para uma alimentação equilibrada. Os sucos naturais são feitos com a própria fruta, muito saborosos, e algumas frutas nem mesmo necessitam da adição de açúcar. No caso dos sucos integrais, a maioria é isento de açúcar.

Agora você já conhece vários tipos de bebidas. Conte para nós, qual você irá escolher para saciar sua sede?

 

Fonte: TEIXEIRA, R. M.. Uma abordagem do cenário geral de sucos industrializados no contexto da alimentação saudável. 2007. 50 f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Tecnologia de Alimentos, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

 

 

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