TEMPEROS QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO PRECOCE!

Postado por Break Limits em 29 de setembro de 2015

Olá pessoal! Hoje iremos abordar um assunto importante ao preparar os alimentos.

Temperos que previnem o envelhecimento precoce!

Muitas pessoas apenas se interessam na matéria prima do preparo de uma refeição, não é mesmo? Porém, o que você adiciona a ela também pode influenciar na qualidade final do alimento pronto.

Os temperos são essenciais para agregar sabor ao prato, mas atualmente é necessário se atentar a qualidade deles. As prateleiras de supermercado estão repletas de opções práticas para o dia-a-dia, mas podem estar carregadas de compostos que não são interessantes ao nosso organismo.

Então vamos conhecer quais são os temperos mais saudáveis? As palavras especiaria ou condimento se referem a qualquer produto de origem vegetal, aromático, como a pimenta, canela, noz moscada, gengibre, cravo-da-índia, louro, orégano, alecrim, sálvia, manjericão entre outros. Sendo assim, os temperos industrializados que são comprados prontos não são classificados como especiarias.

Mas além do sabor, qual a vantagem de trocar os temperos industrializados por especiarias? Elas possuem efeitos antioxidantes, você sabe o que é isso? A função antioxidante é capaz de agir em nosso organismo prevenindo o envelhecimento de nossas células, contribuindo para manter um corpo mais saudável e jovem. Essa ação antioxidante foi relatada em diversas especiarias como o orégano, alecrim e tomilho, por exemplo, e são tão eficientes que são capazes até mesmo de agir conservando o alimento em que são agregadas. Este fato também ocorre, pois, além de antioxidantes, as especiarias têm ação antimicrobiana, ou seja, não deixa que as bactérias ruins contaminem o alimento.

Já os temperos industrializados, se comparados às especiarias não contribuem para uma alimentação saudável. Ao analisar a embalagem destes ingredientes podemos observar que a maioria possui em sua composição, conservantes, corantes e outras substâncias que trazem malefícios a saúde. O Glutamato Monossódico, por exemplo, é uma dessas substâncias, e é responsável por realçar o sabor dos alimentos, porém, muitos estudos sugerem que o Glutamato contribui com o desenvolvimento de câncer, hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, enxaquecas e alergias.

Agora você já conhece um pouco sobre o benefício das especiarias e os malefícios dos temperos prontos. Qual você vai escolher para agregar mais sabor as suas receitas? Bom apetite!

Por: Carmela Domine – Nutricionista 44283/P.

Fonte: Condimentos e especiarias: Ingredientes que enriquecem os alimentos. Insumos: Aditivos e Ingredientes, São Paulo, v. 109,p. 33-45, jun. 2014. Disponível em : < http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/682.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2015.

 

 

Break Limits

Break Limits – já escreveu 109 posts em nosso blog.

Comentários

5f9a71aaac14d